Clube de compras Dallas

cfz5

Clube de compras Dallas não é só bom por ver o ex forte e saudável M. McConaughey agora magro e ossudo fazendo esquecer aqueles personagens de comédia romântica que ele fez em sua carreira (Como aquele ‘Como perder um homem em 10 dias’), ou o J.Leto de volta as telas e com uma perfeita caracterização (com aquele rosto meio andrógeno dele, a travesti ficou perfeita!). Não, não é bom só por isso.

Jared e Matthew

O filme trata a descoberta da AIDS e de como a doença era estigmatizada por ser uma doença homossexual. Revela preconceitos e medos que assustaram quase duas décadas e que hoje estão escondidos pelos coquetéis. A ideia de coquetel para controle do HIV parece que surgiu nessa época também, segundo o filme, já que esse era o trabalho do personagem principal: montar coquetéis com novas drogas para o controle dos sintomas. A diferença é que hoje controlamos o vírus e os sintomas.

Boas atuações, boa história, boas caracterizações, não é à toa que rendeu o Oscar de melhor ator e melhor ator coadjuvante. Parece que M. McConaughey escolheu um roteiro a dedo para investir e atuar. Vale a pena assistir.

Só quero deixar bem claro que fui a favor da quebra de patentes e apoio o programa de medicação para HIV no Brasil. O que eu me questiono é que da minha geração adiante (nasci em 85) não tem mais medo, pensando que é só tomar medicação que estará tudo bem. Mulheres da minha faixa etária tem mais medo de ter um filho (uma grande responsabilidade, concordo) do que ser contaminada pelo HIV (uma doença que até o momento você carregará por toda a vida). E pensar que para evitar os dois casos é simples.

Conversar sobre sexo com a família nunca é fácil, mais felizmente esse não é o nosso único ponto de informação. O Ministério da Saúde junto com dezenas ou centenas de ONG’s só faltam gritar por sexo com proteção. A igreja católica acredita só depois do casamento (Tá… Quantos católicos que você conhece seguem essa recomendação, hein?). Enfim, o que interessa é que é o nosso dever manter a taxa de crescimento do vírus controlada.

Anúncios