Pão Australiano

Acho que nenhum pão que fizemos em casa foi tão bem recebido quando esse Pão Australiano e ele tem uma história de economia por detrás.

Eu conheci o pão australiano (apesar de ser famoso no OutBack, eu não tenho nada a ver com isso já que não como glúten desde 2009-2010) no Green Mix que já falamos anteriormente. Era pãezinhos fofos, pequenos, saborosos que eu ainda os peguei morninho. Uma delícia! No mesmo dia fui atrás de receita na internet até achar essa.

IMG_20150502_172558

Com todos os ingredientes em casa, dias depois eu fui tentar fazer o pão australiano e ficou ótimo, mesmo tendo errado na quantidade de café. Aliás, na última vez, eu preferi errar de propósito por achar que a receita ficou mais saborosa com mais café do que a receita original

O tom escuro pode variar de acordo com os ingredientes e o tempo de forno e, como a minha forma é pequena, são duas formas de bolo inglês sendo que uma dá no tamanho abaixo e a outra um pão baixinho, de uns 3 dedos apenas.

IMG_20150507_062926

Receita recomendadíssima já que além de gostoso não precisamos sovar. E sovar pão é um trabalho desgraçado

Segue a receita já adaptada ao paladar lá de casa:

Pão Australiano

Ingredientes:
3/4 xíc. de água morna
I saquinho de fermento biológico seco
1 xíc. de leite integral
3 claras de ovo (confesso que peço ajuda nessa parte. Sou um desastre com ovo!)
1/4 xíc. de açúcar demerara
1/4 xíc. de mel
1/4 xíc. de azeite de oliva
1 xíc. de farinha de arroz branco
1 xíc. de fécula de mandioca
1/2 xíc. de farinha de arroz integral
1/2 xíc. de fécula de batata
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de café solúvel
2 colheres de chá de goma xantana
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento químico em pó

Preparo:
1 – Misture a água, o café solúvel e o fermento biológico em um recipiente. Deixe descansar por 10 minutos, até que o fermento comece a agir e formar bolhas. Assim que colocar a água morna, lembre-se de mexer um pouco para ter a certeza que o fermento está todo em contato com a água;
2 – Em uma tigela limpa , bata as claras em picos firmes. Reserve. Dica: não sabe qual é o ponto firme? Bata muito e vire aos poucos a tigela até que ela fique de cabeça para baixo. Se estiver em pico firme, nada vai cair;
3 – Em um bowl, misture as farinhas , as féculas, a goma xantana , o açúcar, o cacau, o sal e o fermento em pó. Acrescente o leite, o mel e o azeite de oliva. Despeje a mistura de água com o fermento. Misture vigorosamente até que fique homogêneo. Se prepare para trabalhar braço nessa parte!;
4 – Por último, incorpore as claras em neve delicadamente. Despeje em uma forma para pão untada e enfarinhada. Deixe crescer por 1 hora, ou até que dobre de volume, em um lugar quente. Gosto de colocar o meu dentro do microondas;
5 – Asse em forno baixo (210º C) pré-aquecido por 1 hora. Eu corto um pouco depois do pão ter saído do forno e como com creme de ricota ou cream cheese.

Lembre-se apenas que, para preservar o pão fresquinho por mais tempo, espere esfriar e enrole num pano limpo. Uso um pano de prato. O último fiz no domingo e hoje, quarta-feira, continua molinho e cheiroso.

