Inhotim

Para quem não conhece e está de bobeira lá em Minas, recomendo fortemente o Inhotim. No início eu fiquei em dúvida se iria ou não (porque se for, prepara-se para dedicar um dia inteiro nele) porém me arrependeria se não fosse

O Inhotim é considerado o maior centro de arte ao ar livre da américa latina. Não conheço a américa latina porém, pelo tamanho daquilo, consigo acreditar.

Quando se está lá, você não só admira as instalações ou obras de arte mas também a natureza. Tudo é lindo. Os jardins são lindos e bem cuidados, existe esquilos fazendo a festa entre as plantas (encontramos alguns logo após a recepção), tudo é muito bem sinalizado e existem de obras de sem noção até chocantes que te arrancam lágrimas. É um jardim botânico com arte.

Tinha pizzarias que te chamam pelo cheiro quando você está nas trilhas, existe dois restaurantes (um deles fechados no dia, acho que fui para o Oiticica), bancos enormes e únicos feitos de árvores caídas e esculpidas. Em um que mais parecia uma banheira, estava eu quieta aguardando umas amigas de viagens tirarem fotos de uma instalação com fuscas quando um beija-flor se aproximou.

collage

Lindo.

Na instalação de Yayoi Kusama dizem que as bolas metálicas se movem de acordo com o vento e que a cena é linda. Infelizmente não conseguimos ver isso porém, na cafeteria de baixo, tinha saguis brincando. Apesar de tudo, o que me marcou mesmo foram os sons.

collage2

Existe uma sala que vimos logo do início chamada Forty Part Motet, uma instalação sonora com 40 canais de áudio, de Janet Cardiff (vou falar mais dela à frente), o coro da catedral de Salisbury canta Spem in Alium nunquam habui, composta por Thomas Tallis para a comemoração do aniversário da Rainha Elizabeth 1ª, em 1575. Agora pense em percorrer todo o círculo e escutar voz por voz e, depois, sente-se no meio e tente não chorar.

Janet Cardiff volta numa outra instalação que conta um pesadelo com sons de todos os tipos. Lindos e tão emocionante como Tallis porém, ainda prefiro a primeira que eu escutei. Nessa última tinha um folheto plastificado para quem quiser seguir a história melhor (história em inglês e o folheto bilíngue) porém recomendo para quem tiver uma noção da língua, a se arriscar e deixar se levar pela história. Vale muito a pena.

Sobre o instituto, eu recomendo fortemente alugar os carrinhos que dão carona a quem tem uma pulseira colorida em parte do local. Só assim para se conseguir ver quase tudo. Outro detalhe, use o mapa com parcimônia. É bom se perder num local desses, use-o para não deixar nada passar batido e aproveite!

Cheguei a Brumadinho (cidade há 60km de BH) após comprar passagem de ida e volta na própria rodoviária e paguei inteira no instituto. No local os professores também têm direito a meia. Ah, vá de roupas confortáveis e tênis. Apesar dos carrinhos de golfe, esteja preparado psicologicamente para andar muito.

Colagem aqui

