A costureira de Khair Khana

khair khana

Livro lindo que mistura uma temática que andava procurando (empreendedorismo) com biografia. Trata-se da história de Kamila, uma professora afegã que teve a sua vida suspensa com a chegada do Talibã na cidade em que morava.

Com eles, as mulheres eram obrigadas a usar o chadri, a não sair de casa sozinha, a não trabalhar (melhor dizendo, não ser empregada) e tantas outras limitações. Nesse meio Kamila viu a sua família composta por tantas mulheres quase desabar. Seus pais foram para o norte, o irmão mais velho para fora do país e sobraram as mulheres e um adolescente.

Nesse momento Kamila começa a pensar o que pode fazer para conseguir dinheiro e descobre o nincho de mercado para roupas femininas. Não saber costurar não foi a dificuldade no início e a jovem além de ter aprendido, também se tornou negociante e administradora.

O livro é tão bem contextualizado que as cenas correm soltas na sua mente e uma história de mulher forte que conseguiu superar a adversidade e ajudar a sua comunidade nunca é demais. Ah, Khair Khana é o bairro do subúrbio de Cabul.

Vale muita a pena a leitura e o preço está ótimo!

Anúncios