Auditoria Interna

Acredito em melhoria contínua e trabalho num setor que leva isso no sangue porém, da próxima vez que alguém reclamar da existência de uma auditoria interna, vou mandar ele:

  • Criar Checklist para a auditoria;
  • Criar o plano de auditoria;
  • Enviar o plano de auditoria;
  • Ir atrás de sala de reunião disponível;
  • Aguardar possíveis retrabalhos por conta de atualizações documentais de última hora;
  • Auditar com paciência, integridade e imparcialidade;
  • Criar relatório daquela auditoria pontual e enviar para a área auditada;
  • Abrir possíveis registros necessários (Não-conformidades ou Melhoria no sistema);
  • Enviar um relatório com todas as auditorias de todos setores;
  • Monitorar registros abertos;
  • Encerrar registros tratados.

Pensem duas vezes quando afirmam que um auditor procura problemas. Eu procuro pontos de conformidade e pontos em que a empresa pode melhorar. O resto é só mais trabalho (e possíveis problemas) para mim. Lembrem-se: os principais responsáveis por não conformidades em processos e normas são as próprias áreas que estão reclamando do trabalho de tratá-los.

É.. o auditor não tem dedo pobre. Ele só enxerga o que a área não quer ou não consegue enxergar.

Sim, eu já estou pensando nas minhas férias de 2016.

