Simplificar: Finalmente o armário

Depois de muito ensaiar e de de vez em quando tirar peças aqui, peças ali, em vinha me prometendo fazer uma arrumação de tirar tudo do guarda-roupa, ver realmente o que eu tinha e deixava de ter, o que eu queria ou precisava. Isso não o fiz desde que voltei a morar em Recife.

Semana passada chegou esse momento: primeiro vi uns vestidos que eu não quero usar mais e que me cansei de olhá-los pois ficam pendurados na estante, fora do armário, dentro de protetores. No dia seguinte eu comprei a máscara para arrumar sossegadamente e, só assim, pode tirar o dia para arrumar.

Nessa limpeza além de eu ter resgatado as peças que eu falei no post anterior, eu consegui dar entre cintos, sapatos e roupas mais de 30 peças que estavam em perfeito estado e eu não queria mais. A maior parte eram camisetas ‘de casa’ que vão ficando, ficando…

Minha mãe, a fiscal, olhava com pena para algumas peças, lamentando por nenhuma caber nela e, até a minha sandália rasteirinha da Arezzo que ela tanto pediu para que eu aposentasse, ela calçou para saber se cabia nela (também calço menos do que ela). Nunca vi alguém ter tanta pena em dar as coisas dos outros como ela.

Com essa arrumação que me custou uma tarde inteira eu consegui perceber: tenho hoje boas roupas e preciso de pouca coisa como uma camisa básica e branca, uma sapatilha escura, uma bolsa (ambos para substituição), além de reformar um sapato e mandar fazer furo em um cinto, ambos de couro.

No dia seguinte fiz o saldo do que eu tinha e do que eu precisava de cabelo e pele. Me senti felizarda porque não preciso de nada de essencial. Na realidade muito melhor para mim será fazer um bom corte e inteligente no final do mês ou mês que vem.

Mais felizarda ainda foi quando eu me acordei de madrugada, perdi o sono e por ser um ano bissexto e por estar na semana do dia 29 de fevereiro, eu lembrei do filme Leap Year que já assisti tantas vezes e me questionei: O que eu levaria comigo em caso de incêndio? Eu levaria a minha família. O resto aprendi que posso adquirir depois. Junto com eles, se desse tempo, documentos só por conta da dor de cabeça de retirar outras vias.

