Queda, transição e No Poo (parte 2)

No Poo é uma técnica de lavagem dos fios (e que algumas pessoas estendem também para a pele) onde não se utiliza Sulfatos fortes portanto, tudo o que se coloca no fio deve sair com a água durante a lavagem. A lavagem chama-se Co-wash.

Lembrando que para que o co-wash funcione devemos parar de usar silicones insolúveis em água e petrolatos.

Para lavar os fios nós utilizamos condicionadores livre desses produtos e que contenham extratos vegetais, podendo ou não ter anfótero. O anfótero é um agente de limpeza que pode ser retirado do coco ou da oliva, por exemplo. Esse agente de limpeza retira silicones insolúveis também, o que facilita quando se usa alguma máscara ‘proibida’ pela técnica.

Como começar:

  1. Verificar TODOS os produtos de cabelo que você tem em casa. Eu, por exemplo, tenho apenas um com parafina e todos os outros produtos (com exceção ao shampoo) eram liberados para Low Poo. E sim, você terá que ler rótulos! Segue uma tabela de ajuda:

lista-proibidos-nopoo

  1. Lavar todos os utensílios utilizados no cabelo como pentes e piranhas;
  2. Lavar o cabelo ‘pela última vez’ com shampoo com sulfato;
  3. Para dar um ‘choque’ eu decidi iniciar o No Poo e tive que fazer umas comprinhas para sobreviver no período: Co-Wash da Yamasterol, Co-Wash da Lola, Leave-in da Lola, uma máscara da Bio Extratus. Após o primeiro mês eu comprei a gelatina da Capicilin e um outro leave-in da Monange.
_20160608_064302
Co-wash Yamasterol > Co-Wash Lola

Algumas meninas relataram o cabelo espigado, feio e sujo. Com o meu eu não senti nada disso. Sinceramente parecia que eu estava utilizando silicones sem necessidade, por exemplo. Apesar de usar só uma máscara e fazer umectações lavagem sim, lavagem não, meu cabelo se manteve hidratado e com pontas legais. Só no final do primeiro mês eu senti necessidade de usar a máscara reconstrutora que é proibida pela técnica e que havia dois meses que não usava.

_20160529_170434
Seis meses sem química para controle de volume e frizz, um mês de no-poo e  no primeiro dia de lavagem

A minha ideia é partir para produtos cada vez mais naturais no cabelo, assim como é a minha escolha na alimentação (um exemplo e outro que se encaixa onde quero chegar). Porém, é algo que virá com o tempo e a reposição de produtos.

A minha única lamentação com a nova técnica foi parar com o orofluido. Ooo líquido dourado e cheiroso esse! Ainda não decidi o que fazer com ele porém, acho que vou doar para alguma amiga.

Após um mês eu usei a máscara reconstrutora na lavagem anterior a que eu iria utilizar um shampoo com sulfato, já que a tinta que eu tinha comprado para cobrir os numerosos cabelos brancos não era liberada nem para low nem para no poo.

E sim, ainda preciso cortar o cabelo. Meu cabelo está sem forma desde o último corte que não saiu bem como gostaria. Mesmo corte, mesmo salão porém, com uma profissional diferente. Acontece!

Para ler mais sobre o assunto recomendo o Cacheia e diversas Youtubers como MariiMorena ou MariVasconi. A segunda Mari tem um grupo no Facebook sobre onduladas (esse meio termo quase esquecido por todos) e a primeira Mari faz ótimas resenhas.

A lista de produtos pode ser encontrada em diversos blogs porém, essa eu tirei daqui.

