Esfoliantes prontos ou caseiros e as microesferas de plástico 

Você já ouviu falar de microesferas de plásticos?

_20160705_004650

São aquelas bolinhas que podem ser coloridas ou não e que ficam principalmente em seus esfoliantes e pastas de dentes, mesmo em marcas que passam uma imagem de preocupação com o meio ambiente.

Essas microesferas não são retidas pelos nossos sistemas de tratamento de esgoto após utilizadas e param nos oceanos. Como se já não bastasse as nossas embalagens plásticas. Todos nós já vimos fotos de tartarugas deformadas por ficarem presas a algum anel plástico e dá dó, não? Só que essas microesferas são confundidas como alimento para alguns animais marinhos como peixes e frutos do mar.

É… você falando em ecobag enquanto compra esfoliante que compromete a absorção de alimentos em parte da fauna marinha. Coerente isso? Pior, você ainda irá comê-los!

Falando nisso, qual é o seu melhor esfoliante corporal? Industrializado eu gosto desse que citei  porém, a caseira é ainda melhor do que ele. Nada como um pouco de açúcar e algum shampoo/condicionador ou óleo corporal que eu tenha e não use muito no momento com bicarbonato de sódio. Inclusive estou providenciando óleo essencial de alecrim para ficar ainda melhor do que a minha pronta preferida (e de mesmo aroma). Ah, e não vamos esquecer da bucha vegetal! Mais prática e natural impossível.

E para o rosto? Esse sempre foi a pior. Já usei manipulado, já usei de marca famosinha. A melhor industrializada vem em discos de algodão e é bem prático porém, o prático pode ser inimigo de todos (como é o caso). Buscando uma receita natural eu tentei bicarbonato de sódio com azeite e não rolou. Esse último virou uma massinha nada abrasiva. Para mim a melhor alternativa até o momento é o pó ou borra de café  com algum óleo vegetal.

Hoje eu não uso pasta de dente com microesferas, desisti de esfoliantes corporais e, o único que eu tenho hoje é um facial que ganhei. Eu, se fosse você, repensaria a sua compra de produtos de higiene/beleza. Aliás, repensaria tudo já que quanto menos plástico consumirmos, melhor para todos.

Mais sobre o assunto:

Microesferas de plástico: o alarme de um chocante estudo norte-americano

Campanha internacional contra a utilização de microesferas de plástico em cosméticos

Oceanos estão virando lixões invisíveis

A história das microesferas de plástico

 

Notas sobre esfoliantes caseiros:

Caso você escolha fazer o esfoliante de açúcar ao invés da bucha vegetal, lembre-se de ter certeza que o box ficará sem resquícios de açúcar para não atrair insetos. Já o café, aconselho a fazer no tanque. Eu sou conhecida por fazer sujeira fácil, fácil e o pó de café na minha mão vira uma bomba.

