Cabelos em toda parte, menos na cabeça

Para quem não sabe, há anos tenho queda de cabelo até então por motivo desconhecido. Em tempos em tempos ela fica mais acentuada, como agora, deixando falhas e entradas. Quando isso ocorre, recorro a tratamento com uma dermatologista e recentemente comecei mais um.

Falarei mais da consulta em outro post porém, ao relatar que a queda tem alguns anos e em tempos em tempos piora e os medicamentos tópicos e orais (vitaminas famosinhas que só estabilizaram o problema) que eu já tomei, a médica perguntou se eu tinha casos de calvícies na família. Ahh, seria muito azar ter dois genes recessivos. Não, não tenho casos de calvície próximo.

_20160722_140614
Eu, minha falha capilar, minhas manchas e meus cabelos brancos.

Hoje apresento entradas e afinamento em parte dos cabelos, como a médica pode constatar olhando com um microscópio. Enquanto não retorno com exames de sangue, eu vou lavando o cabelo com um shampoo da Vichy e passando novamente o minoxidil. Como falei com uma amiga, não sei se é melhor ter cabelo no chão ou na cabeça acabado.

DSC_0575

A orientação médica que estou tentando seguir é lavar os cabelos três vezes por semana. Faço como co-wash, apesar de não ser um produto para isso porém, é de tratamento para o couro cabeludo. O problema é que o meu cabelo não tem sequer a oportunidade de ficar sujo ao lavar com tanta frequência.

Por conta própria, deixei de lado produtos de cabelo que contém glúten. Apesar de não conseguir comer há anos eu não tinha (ou achava que não tinha) nenhum problema tópico com o glúten. Aproveitei essa dúvida para marcar com um gastro e discutir o assunto. Máscara atual só sobrou uma da Kanechom que é multiuso. Todos os produtos que não são de tratamento ainda são liberados para aquelas pessoas que seguem uma rotina livre de shampoo.

Medo de ficar careca? Não tanto porque sempre tive cabelo para três cabeças. O problema é que agora uma foi embora porém, ainda tenho cabelo para duas e pretendo tratá-los com carinho.

A recomendação que eu dou é procurar orientação médica quando não conseguir tratar em casa. Eu estou há anos assim porém, será que esse problema não é só um sintoma de algo à mais? Precisamos tomar cuidado com os sinais que o nosso corpo manda.

Ah, no último tratamento com uma dermatologista que amo lá em Fortaleza, ela me proibiu de usar qualquer tipo de química. Bem, há quase 8 meses não faço nada para controle do volume e frizz porém, cubro os diversos cabelos brancos. Naquela época (2 anos atrás? Mais ou menos) eu deveria ter só a metade dos cabelos brancos de hoje e, com a estabilidade ela me liberou o tonalizante. Dessa vez usarei um tonalizante no meio do tratamento. Não sei se essa novata gostará porém, tenho certeza que ela entenderá.

