Os primeiros 10 dias sem lactose

Como eu disse aqui, além de não comer glúten agora também não posso mais comer lactose. Após me despedir dessa vida com um pudim de doce de leite do jeito que eu gosto e que raramente faço, iniciei mais uma transição.

Os primeiros 7 dias foram fáceis e não senti tanta falta, apesar de adorar comer leite em pó e de comer queijos. Durante esses dias toda vez que eu abria a porta da despensa eu dava de cara com um saco de mistura para pão de queijo que eu uso (usava) para fazer pizza. O saco tem 250 gramas e dá para fazer duas pizzas grandes para quem vai comê-la sozinha como eu.

Virei o saco para baixo, troquei de lugar porém, não deu e resolvi fazer uma pizza com a metade dele no 7º dia. Fui dormir enjoada mas feliz naquele dia. O dia seguinte estava ótimo! Não é porque comi lactose ontem que vou comer novamente hoje, pensei. Só que minha mãe fez pipoca após eu pedir tanto (para quem não sabe, só consegui fazer uma vez uma pipoca descente) e acabou colocando manteiga! Comi a pipoca frustrada e como estava com vontade de comer doce (após 8 dias sem), resolvi fazer um brigadeiro com chocolate ‘do padre’, como sempre. Logicamente tive problemas digestivos leve novamente.

No nono dia eu estava decidida a deixar de lado esse pecado da lactose só que aí minha mãe fez strogonoff e eu comi. Já fiz muito porém, como dessa vez não fui eu quem cozinhou, esqueci completamente que tinha creme de leite. Ooo inferno….

Após o jantar eu conversei com minha mãe para ela parar de me sabotar. A adaptação da casa para receitas sem glúten e os cuidados com contaminação não foram conquistados do dia para a noite. Não dava para esperar que acrescentando mais uma restrição tudo fosse fácil para todos. Enquanto todos se acostumam vou ter que me reabituar a perguntar tudo sobre aquela comida (quando não tiver sido eu quem a fez) antes de comer, mesmo sendo aqui em casa.

Para ajudar pretendo comprar ou fazer ghee e queijo lacfree. Sei que ambos podem ser feitos em casa porém, quero provar primeiro um pronto para ser o meu ‘controle’ daquilo que futuramente irei produzir.

Ah, e o item que mais ‘sinto falta’ é a manteiga. Batata doce, macaxeira, cará, inhame, todos eu como com manteiga.

