Procura-se um provisionamento para despesas extras.

orcamento

Com orçamento apertado, é frequente esquecer-se de provisionar algum $$ para imprevistos. E eles sempre acontecem, fazendo com que você gaste mais (ou muito mais) do que esperado ou divida no cartão em algumas boas vezes.

Se o orçamento estivesse bom e ajustado, isso dificilmente ocorreria, não? Então, aconteceu comigo no mês de novembro o que acabou com a minha previsão x realizado dos meses de novembro e dezembro (por enquanto).

Relatando a história:

  1. Uma CNH válida é uma necessidade de quem dirige hoje e, ela tem validade e não é nacional. Então, a minha venceu no último dia 18, eu me esqueci de provisionar a renovação e ainda descobri que iria gastar um dinheiro além da renovação para transferir a habilitação do Ceará para Pernambuco.
  2. No feriado do dia 02 de novembro percebi que o AR do carro tinha parado. Ok, já imaginou dirigir um carro preto que ficou horas no sol e você sem ar, só com um ventilador que sopra ar quente? Pior, com a segurança de hoje não dá para ficar o tempo todo e a janela toda aberta, principalmente quando estou sozinha no carro no meio do congestionamento. Vamos gastar mais dinheiro? Aliás, que dinheiro? Vamos então gastar limite do cartão para ficarmos com mais dívidas em janeiro?

Detalhe: dezembro entra também a primeira parcela do seguro do carro, viu? Além disso, ele está precisando de uma boa revisão. Lascou tudo então.

Poderia ser diferente, porém, a capacidade de pagamento não é a mesma, juntamente com o rendimento de novembro ser equivalente apenas à meio mês de trabalho (já que eu só trabalhei meio mês), depois de ficar meses desempregada e ainda me senti obrigada (quem sabe maiores explicações em breve) de comprar algumas peças básicas para frequentar o novo trabalho.

Lições aprendidas: Nunca deixar de ter o dinheiro de socorro. Este está sofrendo muito nos últimos meses e precisa ser reposto com urgência. Outro ponto é pensar se vale à pena tirar da poupança e pagar à vista do que dividir no cartão e ter essa dívida por alguns meses.

Imagem daqui

