Previsão de compras 2017

planilha

Entre várias formatações e backups eu acabei não encontrando mais a planilha de controle de compras, apesar de lembrar boa parte (atendendo ou não o que estava na lista, como já escrevi aqui). Diante disso resolvi criar uma versão de 2017 dessa expectativa de compras e o esquema é bem parecido:

  • Relatar o que eu quero comprar, a quantidade, peso e o valor médio do produto a ser comprado. As substituições que terão que ocorrer, ficam nesta parte já as substituições que poderão ocorrer, ficam em outra parte da planilha.

Exemplo sobre substituição: tenho uma bolsa pequena desde 2014 e pretendia trocá-la este ano. Ela é de borracha e foi comprada na 25 de março. Trata-se de uma substituição porém, não estou substituindo porque eu quero e sim porque ela já está feia e sinto que pode me deixar na mão;

  • Como definir o peso? Pela real necessidade daquele produto. A bolsa, por exemplo, é peso 1. Ou seja, eu realmente preciso dela. Enquanto uma caneca de prensa francesa é peso 4. Acho legal, gostaria de ter porém, não tenho necessidade;
  • Existe uma coluna extra para que eu consiga controlar se a minha estimativa foi boa ou não. Vai que eu peguei uma liquidação? Ou que eu acabei comprando dois itens ao invés de um, fazendo com que o preço daquela linha suba?
  • Numa outra parte tem as possíveis substituições. Ou seja, precisar eu preciso ou facilmente precisarei no decorrer do ano que vem. A compra é uma incerteza. Um exemplo é um novo kindle para mim;

ano-novo-divida-velha

  • Este ano estou construindo a de reservas. Quero estimar um valor de reserva para cada item que quero. Parte deles já tenho orçamento do que gastarei ou estimativa do que eu posso gastar. Já o carro, é um número em aberto porque nunca se sabe, né? Queria deixar 1,5k de reserva só para ele, por exemplo, já que foi quase isso o $$ gasto no ar esse mês.

Nota: Hoje o arquivo começou a ganhar corpo e layout, porém percebem que não precisa de muito? Ah, os preços estão ilegíveis de propósito e a listagem segue linhas abaixo…

 

