Produção de lixo individual

Nas duas últimas semanas eu fiz um teste sobre a quantidade de lixo que eu gero e comecei a acumular tudo para tirar fotos no final de semana. Eu estava querendo entender como é que a casa gera tanto lixo, querendo entender qual é o problema do lixo que eu pessoalmente gero e foi esse o resultado:

dsc_0970
Sensações de Mostarda e Mel é o melhor sabor dessa linha até agora. E sim, tomo muito chá e acho que nem guardei todos os saquinhos…

1ª semana: Comi muita besteira (como podem ver na foto) e estava sem chá a granel, o que aumentou muito a quantidade de lixo gerado. Na foto os sachês de adoçantes representam também um copo plástico e um palitinho de misturar o café. Não incluí as três sacolas plásticas e respectivas NF’s de roupas compradas.

dsc_0976
Mais alguém detesta esses papéis de ponto? A, essa barrinha é o lanche industrializado que eu mais como. É a barrinha mais natural, gostosa, sem glúten e lactose que já provei.

2ª semana: voltei aos chás a granel, comi melhor e finalizei alguns cosméticos e não estão ai uma embalagem de iogurte (garrafinha), dois copos plásticos e seus respectivos palitos de mexer o café e outro novo sabor de batata frita: limão (adoro provar novos sabores).

Observem que não acrescentei o maior volume de lixo gerado: o de papéis descartáveis que uso para enxugar as mãos e utensílios na empresa, guardanapos e toalhas de papel para limpar rapidamente desastres com líquidos, lenços úmidos para me socorrer durante o dia e, claro, o papel higiênico. Esses papéis não são recicláveis.

Agora vocês perceberam que quanto mais a minha alimentação é limpa e como mais aquilo que pode ser descascado, além do meu organismo se beneficiar eu também gero menos lixo?

Pontos a serem melhorados:

  • Poderia ter sacos retornáveis para colocar elementos que compro à granel como farinhas e ervas. Temperos eu deveria levar o vidro já pesado. O problema é que o carro não fica perto do local e aumentará o peso. Pensar sobre isso;
  • Poderia ter porta-talher também de tecido para eliminar a toalha de papel que uso para enrolar o talher do almoço;
  • Tentar ver se consigo adesão de alguns familiares para separar o lixo e aproveitar que a rua tem coleta seletiva (carro passa aos sábados pela manhã);
