Uma infância contada por desenhos e cia.

castelo-ra-timbum

Outro dia me dei conta do curto período de tempo que o Castelo Rá-Tim-Bum ficou no ar que foi inversamente proporcional à marca que deixou na minha infância. Se brincar até hoje posso cantar a música do ratinho promovendo a limpeza, digamos assim. Posso não saber o nome de todos os personagens, mas isso é normal. E, digo mais, foi lamentável não conseguir ver a exposição – lotaaada – do programa enquanto estava em São Paulo.

Acredito que esse programa e essa rede marcaram muitas infâncias pelo Brasil. Dos desenvolvidos no Brasil tinha o Cientista, o Castelo Rá-Tim-Bum, X-Tudo (que outro dia vi reprisando num canal na TV paga) e outros como Glub-Glub. Ai pergunto: de programação brasileira, o que nossas crianças veem hoje, hein? De cabeça e que meu priminho goste só lembro do Zoo da Zu.

super-japoneses

Só que só de Brasil eu não vivia! Lembro também de Jiraya, Jaspion, Kamen Rider Black RX, e outros super-heróis e desenhos que acompanhava na época, mesmo não sendo tão coisa ‘de menina’. O ‘de menina’ está com aspas porque outro dia entrei em discussão com o meu priminho ao dizer que gostava de Tartarugas Ninjas (verdade!) e ele dizendo que menina não gosta desse tipo de desenho. Sonhas… Aliás, da porta da varanda do meu guardo eu via a antena da Manchete.

hanna

Só depois dessa fase Manchete de carteirinha, migrei para os clássicos da Disney, Hanna Barbera e cia. É… você ai pensa que sou normal só que eu já procurei Smurfs no quintal. Só que eu não achava nenhum cogumelo…

ultimos

Dizem que sou nerd. Para reafirmar essa opinião de alguns (não tão poucos), os desenhos se estenderam para O Fantástico Mundo de Bob (quando menor), Caverna do Dragão (quando fui crescendo e o meu desejo profundo de ter um capuz como aquele) e tantos outros por aí, terminando com Jack Chan e as 3 Espiãs Demais (que logicamente eu me identificava com a Sam), já na universidade.

hayao-miyazaki-studio-ghibli-paintings-fan-art-louise-terrier-14
Arte de Louise Terrier

E hoje? Ah… hoje mal paro para assistir filmes animados, mesmo sendo dos Studio Ghibli e escondo à sete chaves Chiriro do meu priminho.

Desculpem então aos fãs de Meninas Superpoderosas, Pokemon, Digimon, Cavaleiro do Zodíaco (esse último por ‘roubar’ meus amigos durante as férias) e até Nemo (péssimas lembranças).

E para quem acha que foi só isso? Teve também muitos jogos que ensinavam alguma coisa (onde o pior era o dominó das 4 operações e um dos melhores o Tangram comprado em Gravatá), vídeo-game, muito livrinhos, onde alguns eu tinha que escrever um resumo (e vocês achando que meus pais estavam ali só para passar o tempo), muitos gibis, bicicleta, jogos de tabuleiro e um tanto de bonecas  e brincadeiras de rua.

Fui feliz. A analista de processos de hoje já foi bem anti-social no passado ao ponto de preferir estar na biblioteca que na festa que a escola montou e criticada por gostar tanto de jogos e brincadeiras não-habituais de meninas ou que meninas que querem crescer rápido. Ali, naquela minha inocência, eu sabia que cada coisa tinha o seu tempo…

Nota: olhando hoje, meu período rosa e de boneca foi para aceitação social. Gostava de botar a Barbie para dormir? Nem tanto… Eu preferia era fazer roupas com retalhos para elas, nem que e precisasse retirar a cabeça para entrar.Tão nova e se preocupando em ser aceita por pessoas que mal tem contato hoje em dia.

Alerto que todas as imagens foram retiradas de forma aleatórias do Google. Nessa busca guardei apenas o link de algumas aquarelas que valem a pena ser conhecidas

 

