Adaptação do pão brioche

(Sem foto sim porque acabei de comer o meu último pão brioche)

Para quem me conhece ou me acompanha sabe que eu descobri a intolerância a Lactose há uns seis meses e, desde então, venho tentando adaptar as minhas receitas já testadas e aprovadas sem glúten para também serem sem lactose. E isso sem sempre dá certo.

Pensando nesse sofrimento para os ‘sortudos’ que acumulam essas características, vim trazer uma receita já postada no blog que hoje cabe inteiramente no meu cardápio do dia:

Receita postada:

Ingredientes para a massa

  • 300g de farinha sem glúten (aqui mostrei uma receita)
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de margarina ou manteiga
  • 150ml de leite

Esponja

  • 10g de fermento biológico seco
  • 25ml de água morna (morna e não quente! Não vá matar o fermento…)
  • 1 pitada de açúcar (menos de uma colher de café)

Modo de preparo aqui

Para não sofrer eu aprendi substituir manteiga ou margarina nessa receita por:

  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de banha de porco

Com azeite o pão fica mais bonito só que com banha fica mais gostoso.

Tentem!!

