Significado: Nome de uma família nobre holandesa e de um castelo nas vizinhanças de Haarlem. De breed; larga, e roede; vara `medida`.

Meses atrás eu fiz alguns textos sobre Alzheimer e desisti por um motivo obvio: não iria falar de mim e sim de uma família. Eu estava criticando posturas de alguns familiares, estava expondo o que os mais próximos estavam passando junto com a doente, minha avó. Não valeria a pena registrar isso por escrito.

E hoje vejo minha avó cada vez pior, no dia do seu aniversário e recebendo a notícia que um dos seus filhos faleceu. Perdeu a luta para a diabetes e suas ramificações.

Ele já tinha passado por amputação, por ataque cardíaco, fazia hemodiálise e há mais de um mês estava internado. A família se dividiu se deveria contar a ela, se deveria leva-la para visita-lo ou não, que isso a deixaria mais nervosa e mais alterada do que ela já está. E, por recomendação médica nada foi dito até hoje.

O som alto foi desligado, uma tia saiu para ir a um bairro distante, no hospital em que ele se encontrava internado. O som não me faz falta, nem a fumaça da churrasqueira, só não sei como se conta para uma mãe doente que ela acaba de perder um filho.

