O ato social de comer e o que ando tentando fazer na minha realidade

lana_ate_all_the_food_by_darrenrosario-dau785y

Comer é um ato social. E interferem diretamente na vida daquelas pessoas com alimentação restrita.

Eu, por imposição do meu organismo, não como glúten nem lactose. Nunca fui de muita besteira e, ao longo dos anos, as besteiras diminuriam até porque não é fácil encontrar industrializados sem esses ingredientes e sem ter um preço extorsivo. Em trabalhos anteriores eu sempre ‘me fazia presente’ nas festas, a não ser que fosse uma festa surpresa para mim (obrigada a todos que já participaram dessas loucuras).

De início eu não ia. Para quer ir se não vou comer e se todos estão com boca cheia comendo e, logo, não conversando. Depois passei a ir para conversar ou parecer sociável mas, parece quase que rola um olhar de pena por você nao comer apesar de sequer ter vontade de comer aquilo.

Quando estamos falando em algo mais setorial, ai fica mais fácil. Poucas pessoas que convivem diretamente com você e que irá comer a comida que você preparou (ou você fará mil questionamentos sobre aquela que eles prepararam pensando em você), que irão tomar cuidado para não contaminar e assim todos nós passamos por momento feliz.

Só que nem sempre é assim.

Meses atrás eu participei num coffee da empresa e contribuí um um prato x e, naquele dia, me questionei tanto sobre o que eu sentia, como eu sentia e o quando me fazia mal. Sim, por que naquele dia eu levei o prato x e tive que tirar a minha parte primeiro para que eu pudesse comer algo.

Sabe quando antigamente algum médico pedia para separar pratos, copos e talheres do doente para não contaminar a família? Pois é, foi assim que me senti. E algo que deveria ser inclusivo foi o momento em que me senti mais excluída até o momento na atual empresa.

E foi assim que eu decidi que, como não faço questão de lanchar pela manhã, tambem não iria mais colaborar com coffees como este. Para que? Para que eu iria fazer algo mais caro do que a maioria, perder meu tempo na noite anterior ou meu sono caso eu fosse acordar mais cedo se me sentir mal por conta de algumas muitas pessoas (a sala deve ter umas 70 pessoas)?

É… Vou fazer cara de paisagem.

